MC lança projeto-piloto de reciclagem no Grande Porto

São 11 as lojas Continente no Grande Porto que irão participar no projeto-piloto ‘Ecospot’, que promove a reciclagem de embalagens de plástico de iogurtes e sobremesas lácteas. Esta iniciativa envolve 12 agrupamentos escolares da região, abrangendo mais de 50 escolas, e oferece donativos de até 1.500 euros às escolas pela quantidade de embalagens recolhidas.

André Manuel Mendes
Maio 20, 2024
10:09

São 11 as lojas Continente no Grande Porto que irão participar no projeto-piloto ‘Ecospot’, que promove a reciclagem de embalagens de plástico de iogurtes e sobremesas lácteas. Esta iniciativa envolve 12 agrupamentos escolares da região, abrangendo mais de 50 escolas, e oferece donativos de até 1.500 euros às escolas pela quantidade de embalagens recolhidas.

O projeto é uma parceria da MC, braço imobiliário do grupo Sonae, com a Sociedade Ponto Verde, PIEP (Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho), Intraplás e Tomra.

Até ao dia 31 de julho, todos os clientes das lojas selecionadas podem participar, depositando as suas embalagens de iogurte e sobremesas lácteas nos ‘Ecospots’ disponíveis, ajudando assim a angariar fundos para as escolas participantes.

Cada quilograma de embalagens recolhidas vale 3 euros para os agrupamentos escolares, com um donativo mínimo de 200 euros e um máximo de 1.500 euros, entregues através de ‘Cartão Dá’ no início do próximo ano letivo (2024/2025). As embalagens recolhidas serão encaminhadas para a Lipor e, posteriormente, para a Intraplás, que testará o processo de reciclagem para avaliar a qualidade e a quantidade da matéria-prima reciclada.

Em 2023, a MC alcançou uma taxa de reciclabilidade de 86% das suas embalagens de plástico, destacando-se no ‘The Global Commitment Report 2023’ da Ellen MacArthur Foundation. A MC também está a implementar um plano de desenvolvimento de embalagens recicláveis e lançou o Manual de Packaging Sustentável, além de oferecer formação a colaboradores e fornecedores.

Além dos ‘Ecospots’ para embalagens de iogurte, as lojas Continente também dispõem de pontos de recolha para outros resíduos, como cápsulas de café, pilhas, rolhas de cortiça, roupa, baterias, óleos alimentares usados e pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, incluindo lâmpadas.

Lojas que participam no projeto-piloto ‘Ecospot’:

             Continente Maia

             Continente Antas

             Continente Maia Jardim

             Continente Modelo Mira Maia

             Continente Modelo Leça do Balio

             Continente Modelo Rio Tinto

             Continente Modelo Fânzeres

             Continente Bom Dia Amial

             Continente Bom Dia Matosinhos Sul

             Continente Bom Dia Ramalde

             Continente Bom Dia Lavra

Agrupamentos de escolas que participam no projeto-piloto ‘Ecospot’:

             Agrupamento de Escolas de Águas Santas

             Agrupamento de Escolas do Cerco

             Agrupamento de Escolas Levante Maia

             Agrupamento de Escolas Castêlo da Maia

             Agrupamento de Escolas Irmãos Passos

             Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº3

             Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara

             Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha

             Agrupamento de Escolas Manoel Oliveira

             Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo

             Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos

             Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes

 

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.